O The Presidential Train, projecto de Gonçalo Castel-Branco, que colocou o histórico comboio Presidencial português a percorrer a linha do Douro com chefs Michelin a bordo, foi um dos cinco nomeados para melhor evento do Ano pelos World Restaurant Awards. O vencedor desta e de outras categorias destes prémios, “criados com o objectivo de celebrar restaurantes como cultura, considerados em pé de igualdade com o cinema, arte e música”, será anunciado a 18 de Fevereiro, numa cerimónia que terá lugar em Paris.
Esta não é a primeira distinção atribuída ao projecto. Em 2017, O The Presidential foi eleito o melhor evento público do mundo pelos Best Event Awards. O projecto surgiu em 2016, depois de uma visita de Gonçalo ao Museu Nacional Ferroviário, no qual o comboio, que foi criado em 1890 para D. Luís I e utilizado por todos os reis e presidentes da república até 1970, se encontrava. Entretanto, este já fez 44 viagens e transportou mais de 4000 passageiros, oriundos de diferentes latitudes, com chefs como Dieter Koschina, João Rodrigues, Pedro Lemos e Vasco Coelho Santos a bordo na cozinha.
O The Refugee Food Festival (Paris), que pretende que os restaurantes abram e confiem as suas cozinhas a chefs refugiados para compartilhar momentos saborosos e unificadores; o Parabere Forum (Malmo, Suíça), plataforma internacional que inclui as visões das mulheres sobre os principais problemas alimentares; o Al Mèni (Rimini, Itália) mercado no qual chefs de rua trabalham com produtos da terra, designers produzem ideias com as mãos, e agricultores e produtores de vinho apresentam as suas mercadorias; e o Lyle’s (Londres), restaurante do chef James Lowe são os outros eventos que completam a lista de nomeados.
Ler Matéria Completa: https://www.timeout.pt/porto/pt/noticias/the-presidential-train-nomeado-para-melhor-evento-do-ano-pelo-world-restaurant-awards-012019